Lista negra dos bancos
Há quem acredite que, ao solicitar o pagamento de seguro de vida com o banco, seu nome será inserido em alguma “lista negra” das instituições bancárias, onde empréstimos, demais seguros, e outras formas de recebimento de crédito serão fechados para o seu CPF.
É claro que isso é uma grande mentira!
As relações bancárias possuem informações muito importantes, que serão decisivas para definir a sua “capacidade de pagamento”, como score, histórico bancário, extrato e até mesmo informações jurídicas, como certidões negativas de débitos e processos indenizatórios.
Regulação e penalização
Entretanto, um seguro de vida pago regularmente, e de acordo com as cláusulas contratuais estipuladas no ato da contratação, não pode gerar problemas para o consumidor, a não ser quanto às penalidades ou sanções previstas no contrato em caso de descumprimento das cláusulas contratuais em relação ao próprio seguro de vida.
Para não ter problemas ao solicitar o seguro de vida
Para que não haja nenhum problema ao solicitar, ou mesmo receber o seguro de vida, é indispensável a conferência do contrato, para se assegurar que o seguro realmente está cobrindo o que se acredita que seja o sinistro (só é considerado sinistro, quando está estipulado em contrato), alguns pontos importantes para conferir no contrato são:
- Valor do seguro de vida;
- Prazo para recebimento do seguro;
- Quem sãos beneficiários;
- Quais sinistros o seguro de vida está cobrindo;
- Quais os documentos para solicitar o pagamento do seguro.
Quais documentos juntar?
- A documentação exigida varia um pouco de banco para banco, sendo que, os mais importantes são:
- cópia da certidão de óbito autenticada;
- cópia com data atualizada da certidão de nascimento ou de casamento, tirada depois da morte do segurado e contendo seus dados pessoais — como RG e CPF;
- declaração dos herdeiros — a seguradora pode fornecer o modelo de documento;
- cópia simples da certidão de nascimento de eventuais beneficiários com menos de 18 anos;
- cópia simples do CPF de quaisquer beneficiários com idade entre 16 e 18 anos;
- comprovante de residência, CPF e RG de beneficiários com mais de 18 anos;
- autorização de crédito para pagamento eventual em conta — o modelo pode ser fornecido pela seguradora.
Tive problemas com o banco após solicitar o seguro de vida, o que fazer?
Nesses casos, mesmo após a conferência do contrato e dos documentos, se você identificou problemas com o banco, dificuldades na contratação de outro seguro ou mesmo em solicitações de crédito, é importante buscar a ajuda de um advogado, entretanto, se quiser pesquisar mais afundo as causas desses problemas, você poderá buscar ajuda junto ao Banco Central, solicitando orientações, pois esse é o órgão responsável por regular as ações das instituições bancárias.